Related Posts with Thumbnails

domingo, 15 de março de 2009

Os Vulcões

O que são?
O vulcão é uma estrutura geológica que se forma quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Imagina este cenário: o vulcão é como uma montanha que estivesse presa debaixo da terra e que devido a uma força muito, muito grande conseguisse vir à superfície. E quando chega à superfície, liberta um líquido espesso excessivamente quente, que escorre para fora do vulcão.

A palavra vulcão vem do nome do deus do fogo da mitologia romana Vulcano.

A ciência que estuda os vulcões chama-se Vulcanologia.

O tempo de vida de um vulcão pode ser de uns meses como de alguns milhões de anos.

São perigosos?
Bem, os vulcões não são assim lá muito nossos amigos. Porquê?

1. Libertam poeira e gases, que fazem com que a temperatura do ar arrefeça temporiariamente. Ou seja, provocam alterações no clima o que não é muito bom...
2. São considerados causadores de poluição natural. Os gases que libertam não fazem nada bem à saúde...
3. São imprevisíveis. Nunca se sabe quando podem entrar em actividade.
4. ... e quando entram, são destruídores. Queimam árvores, às vezes até florestas, casas...

No meio desta lista negra, encontrámos um ponto positivo: os solos que se encontram perto de vulcões são bastante férteis para a agricultura. Tudo o que se planta, cresce que é uma maravilha!

O que é aquela coisa que sai lá de dentro? Ui, queima!

O vulcão quando entra em actividade, deita cá para fora a chamada Lava, que não é mais do que rocha líquida. Mas sai lá de dentro pronta a queimar... é que ela pode atingir uma temperatura muito elevada. Estamos a falar de dois mil graus centígrados!

Chiuuu... não acordes o vulcão!
Nem mesmo os cientistas sabem dizer ao certo o que é um vulcão activo. Ou seja, nunca sabemos muito bem se o vulcão se encontra em sono profundo, tipo Bela Adormecida, mas que pode acordar a qualquer momento. Ou se está realmente extinto.

No entanto, é considerado um vulcão activo aquele que está em erupção ou é instável. E o extinto, é aquele que os cientistas consideram que não vai entrar em erupção.

Há vulcões noutros planetas?
Já reparaste que a Lua tem algumas formas em cone, muito parecidas com os vulcões? Mas fica descansado, que estas formas não são propriamente vulcões.

Mas já o planeta Vénus é rico em actividade vulcânica.
Marte é também outro exemplo: tem vários enormes, mas todos extintos. Acreditas que em Marte 4 dos vulcões são maiores do que qualquer um que exista na Terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário